sexta-feira, 29 de abril de 2011

VIVA O 17 DE ABRIL - DIA INTERNACIONAL DE LUTA CAMPONESA

A DATA DO SEGUINTE TEXTO COMO PODEM VERIFICAR JÁ PASSOU, FICA AQUI APENAS PARA MEMÓRIA FUTURA

A 17 de Abril, por iniciativa da Via Campesina – organização internacional formada principalmente por organizações agrícolas e que a CNA integra no espaço europeu – comemora-se o Dia Internacional de Luta Camponesa em homenagem aos 19 Trabalhadores Rurais Sem-Terra, membros do MST, assassinados pela polícia e por “jagunços” a 17 de Abril de 1996, em Eldorado dos Carajás, no Estado do Pará, Brasil.
Luta região a região, Povo a Povo; luta mais global pelo acesso dos Agricultores à terra, à água, às sementes, às espécies e raças autóctones. Luta pela afirmação e pelo respeito, a exigir aos poderes políticos dominantes, pelos direitos cívicos, sociais, económicos e políticos de muitos milhões de Agricultores que continuam a ser excluídos, espoliados e maltratados na Europa, em África, na Ásia, nas Américas, na Oceania ou seja, em todos os continentes e regiões.
Luta que também é nossa e que passa pela conquista de melhores preços à produção agrícola de base familiar; por mais investimento público no agro-rural; pelo direito à Soberania Alimentar de Portugal e da sua População bem como de outros Povos e Regiões.
Luta contra a especulação com os bens agro-alimentares. Especulação com base na OMC, Organização Mundial do Comércio, na Bolsa de Chicago (cereais), no FMI e no Banco Mundial, instituições anti-democráticas que sobretudo promovem os interesses e o lucro de escassas dezenas de grandes empresas e multinacionais do agro-negócio e da alta finança internacional, enquanto expandem a trágica “sementeira” da fome pelo Mundo.
Luta por um futuro melhor porque é possível conquistá-lo, dia a dia.

CNA  ADERE  A  CAMPANHA  EUROPEIA
PELAS  SEMENTES  LIVRES

Este ano, as comemorações do Dia Internacional de Luta Camponesa na Europa ficarão marcadas pelos protestos contra a chamada “Lei das Sementes”. Esta lei está a ser preparada pela Comissão Europeia e, ao que tudo indica, constituirá mais um ataque às sementes tradicionais em favor das sementes industriais, como sejam as sementes transgénicas patenteadas/privatizadas pelas multinacionais do ramo.
Sob o pretexto da eliminação de concorrência “desleal”, de um mercado “justo” e da protecção da saúde pública, pretende-se agora ilegalizar a reprodução, conservação e posterior utilização de sementes de variedades convencionais e não registadas.
Lei das Sementes que, a ser imposta, também constituirá mais um atentado à Biodiversidade
Trata-se de mais um atentado – um verdadeiro roubo institucionalizado - ao direito dos agricultores a produzir, de uma tentativa de privatizar mais um recurso natural, as sementes, colocando 75% dos Agricultores que no mundo ainda guardam e utilizam as suas próprias sementes na dependência das indústrias que têm saqueado os recursos genéticos através das patentes sobre a vida.
Por estas razões, a CNA aderiu à “Campanha Europeia Pelas Sementes Livres”.

Coimbra, 15 de Abril de 2011
A Direcção Nacional da  C N A

sábado, 23 de abril de 2011

Acta de Instalação da Assembleia de Freguesia de Moimenta da Serra

Acta da 1º Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia de Moimenta da Serra








Acta da 1º Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia de Moimenta da Serra do Ano de Dois Mil e Dez




Acta da 2º Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia de Moimenta da Serra do Ano de Dois Mil e Dez




Acta da 3º Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia de Moimenta da Serra





Acta da 4º Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia de Moimenta da Serra do Ano de Dois Mil e Dez